Sobre nós

A verdadeira história da Solki

  Eu sou a Maria, tenho 23 anos , tirei o 12º em  Design de moda e a minha paixão pela costura  começou exatamente quando dei início ao curso.

 A 14 de Fevereiro de 2021 decidi juntar o meu  amor pela costura e pelos animais e assim dar início à Solki. Quando iniciei esta jornada tinha acabado de mudar de casa e localidade… tinha dinheiro para comprar apenas 3 tecidos (meio metro de cada) sacos de plástico para as encomendas e etiquetas de tecido, e, como já tinha feito outros trabalhos de costura usei também tecidos que tinham sobrado. Fiquei a zeros na conta sem saber se a marca ia dar frutos ou não, e, assim dei início a este meu negócio!

Embrulhos

Como não tinha possibilidades para investir no embrulho usei tudo o que tinha em casa para preparar as encomendas, papel de ceda branco, autocolantes em formato de coração que diziam “Handmade with love” e um cordão que dava a volta ao embrulho que seguia sempre com um texto de agradecimento escrito à mão em papel.

 

 

 À medida que fui recebendo encomendas comecei a juntar para investir na identidade visual da marca e todo o embrulho.

 Consegui aos poucos investir no papel amarelo e chegar ao que tenho hoje, caixas, cartões de agradecimento e lavagem, autocolantes da Solki e por fim sacos de pano (feitos por mim) onde vão os artigos aconchegados.

 

 

Confeção

Como já sabes cada peça é feita à mão e ainda leva algum tempo. Esta menina aqui ao lado é o que me permite produzir qualquer tipo de artigo! Para a conseguir antes de começar a Solki tive que vender imensas máscaras para proteger do Covid. Máscaras que não custavam nem 5€ nem 12€… sim elas tinham um custo muito menor o que me levou a trabalhar imenso para ter o que tenho hoje!

 

-

Os patudos da Solki

Solki é a junção dos meus dois patudos preferidos. O Sol, o meu cão, um cocker spaniel cheio de energia e alegria, e a Kiara a minha gatinha super calma e meiga.. O Sol com estas características inspira-me nos padrões mais coloridos e fora da caixa. A Kiara, delicada como é, inspira-me nos padrões mais calmos e neutros. Ver que consigo transmitir a personalidade de cada um dos meus patudos pela forma como se vestem é o que me motiva . Acredito que os donos gostem de transmitir a personalidade do seu patudo e também acredito que uma das formas de o fazer é como o vestem.

                            

 

Atualmente

Em relação à segurança, conforto e funcionalidade de cada acessório, tenho a dizervos que nada é lançado sem vários testes! Só depois de perceber que podem sair à rua sem medo que o vosso patudo se solte e se vai confortável, é que cada coleção vai para o ar!

No que toca aos ideais da marca, o meu principal objetivo é que a Solki se torne numa marca o mais sustentável possível. Tanto a nível de produto como a nível de embalamento de cada encomenda. Afinal, se não cuidarmos do planeta onde vivemos também não estamos a cuidar a 100% dos nossos patudos que cá vivem connosco certo?!

Sustentabilidade

Todos os tecidos são 100% algodão, amigos do ambiente, e produzidos localmente pela empresa com a qual a Solki trabalha. Para fazer a estampagem é utilizada a tecnologia de impressão sustentável, com equilíbrio ecológico positivo e com o consumo minimizado de água, energia e substâncias químicas. Para além dos tecidos sustentáveis a Solki recicla todos os restos de tecido que sobram das coleções.

Em relação ao embalamento, as caixas que seguem para cada casa são eco-friendly e podem ser reutilizadas por quem as recebe. Não uso plásticos e por isso até criei sacos em tecido para enviar cada acessório...e adivinhem?! Saco esse que pode ser reutilizado vezes sem conta. Os autocolantes identificadores da marca...até esses são amigos do ambiente! Já perceberam que o meu nome do meio bem podia ser “amiga do ambiente” não já?

Da mesma forma que eu compro a empresas que tenham os mesmos valores que eu, que façam esforços ecológicos, se foquem no meio ambiente e em protege-lo...também quero que os meus clientes saibam que na Solki eu me preocupo. Que procuro ser uma das pegadas para um planeta mais sustentável, mais feliz e melhor para vivermos com os nossos mais que tudo.